Custos Logísticos
Texto: Rodrigo Kunrath
Devemos entender como custo logístico todas as apropriações contábeis que envolvam custos de transporte sim, mas também custos de armazenamento e manutenção do estoque.
Ampliando, podemos definir da seguinte forma:
Custo Logístico = Custos de Transporte + Custos de Armazenagem + Custos de Manutenção do Estoque, onde:
Custo de Transporte engloba valores de transportes realizados por terceiros (quando da contratação de serviços de fretes) mais valores de transportes realizados com frota própria (salários dos motoristas e dos funcionários que trabalham com a administração de fretes, seus encargos sociais e valores desprendidos com benefícios, depreciação da frota, manutenção (óleos, lubrificantes, etc), alimentação em viagens e na empresa, reformas mecânicas (peças), pneus, combustível, despachante/multas, seguro obrigatório, seguro dos veículos, seguro das cargas, licenciamento/IPVA, etc).
Custo de Armazenagem trata os custos referentes a estocagem de todos os produtos da empresa, sejam eles matérias-primas, materiais auxiliares e produtos acabados. Para este você deverá considerar: gatos com pessoal envolvido na atividade de armazenagem, sejam eles operacionais ou estratégicos, levando em consideração valores de salários e encargos, benefícios como planos de saúde e cesta básica, por exemplo. Gastos com manutenção de equipamentos e do local de armazenamento, incluindo aí despesas com empilhadeiras, manutenção elétrica etc. Gastos com a operação de armazenamento (consumo de pallets, fitas, material de expediente, combustível dos veículos de movimentação). Impostos, água, telefone, depreciação predial e de equipamento. Investimento em patrimônio, e demais custos agregados a movimentação e armazenagem.
Custos de Manutenção do Estoque refere-se ao gasto financeiro desprendido em estoque. Para entender um pouco melhor: Sabemos que estoque parado é prejuízo, correto? Porque se está em estoque significa que tive um desprendimento financeiro para obtê-lo e ainda não gerei receita de venda com este gasto. O custo de manutenção do estoque refere-se exatamente a quanto se deixa de obter de receita mantendo o estoque parado. E para calculá-lo deve ser levado em consideração o estoque médio do produto em 12 meses, vezes seu preço médio neste mesmo período, adicionado da taxa financeira disponibilizada pela área financeira (normalmente baseada no IGPM).
Ampliando, podemos definir da seguinte forma:
Custo Logístico = Custos de Transporte + Custos de Armazenagem + Custos de Manutenção do Estoque, onde:
Custo de Transporte engloba valores de transportes realizados por terceiros (quando da contratação de serviços de fretes) mais valores de transportes realizados com frota própria (salários dos motoristas e dos funcionários que trabalham com a administração de fretes, seus encargos sociais e valores desprendidos com benefícios, depreciação da frota, manutenção (óleos, lubrificantes, etc), alimentação em viagens e na empresa, reformas mecânicas (peças), pneus, combustível, despachante/multas, seguro obrigatório, seguro dos veículos, seguro das cargas, licenciamento/IPVA, etc).
Custo de Armazenagem trata os custos referentes a estocagem de todos os produtos da empresa, sejam eles matérias-primas, materiais auxiliares e produtos acabados. Para este você deverá considerar: gatos com pessoal envolvido na atividade de armazenagem, sejam eles operacionais ou estratégicos, levando em consideração valores de salários e encargos, benefícios como planos de saúde e cesta básica, por exemplo. Gastos com manutenção de equipamentos e do local de armazenamento, incluindo aí despesas com empilhadeiras, manutenção elétrica etc. Gastos com a operação de armazenamento (consumo de pallets, fitas, material de expediente, combustível dos veículos de movimentação). Impostos, água, telefone, depreciação predial e de equipamento. Investimento em patrimônio, e demais custos agregados a movimentação e armazenagem.
Custos de Manutenção do Estoque refere-se ao gasto financeiro desprendido em estoque. Para entender um pouco melhor: Sabemos que estoque parado é prejuízo, correto? Porque se está em estoque significa que tive um desprendimento financeiro para obtê-lo e ainda não gerei receita de venda com este gasto. O custo de manutenção do estoque refere-se exatamente a quanto se deixa de obter de receita mantendo o estoque parado. E para calculá-lo deve ser levado em consideração o estoque médio do produto em 12 meses, vezes seu preço médio neste mesmo período, adicionado da taxa financeira disponibilizada pela área financeira (normalmente baseada no IGPM).