3 de jun. de 2009

As curiosidades Portuárias nas questões de segurança e ambientes

Fonte: Dalva SantanaConsultora Projeto ECO-FAE 21FAE - Faculdades Equipe
O mundo é outro desde o dia 11 de setembro de 2001! Esta realidade levou a população mundial a uma inquietação quanto a segurança de forma ostensiva. Ao vermos reportagens sobre os ataques terroristas até o incidente com o brasileiro que foi alvejado injustamente numas destas operações ostensivas da polícia britânica leva-nos a questionar o quanto estamos seguros. Diante destas observações e acontecimentos a segurança e a questão ambiental chega com força total aos Portos brasileiros cumprindo também um protocolo internacional exigido depois ataque terrorista no dia 11 de setembro.Os Portos estão mais modernos tecnologicamente e suas operações mais dinâmicas e isso requer investimento constante em infra-estrutura e pessoas qualificadas.Na questão segurança, os Portos estão implementando o ISPS CODE – Código Internacional de Segurança, sistema exigido hoje pela comunidade internacional. Todos os Portos brasileiros deverão seguir estas normas internacionais, porém podem diferenciar-se pela forma como serão implantadas de acordo com o perfil de cada unidade portuária. Um dos Portos que acelera na implantação é o Porto de Paranaguá, mas todos deverão seguir o mesmo procedimento. Estas normatizações de segurança seguem a determinação da IMO – Organização Internacional Marítima, órgão ligado a ONU – Organização das Nações Unidas. Sem estas normatizações os portos brasileiros não poderão operar com grandes portos em 2006. Além das questões de segurança que deverão ser implementadas para não haver sanções internacionais: queda de exportações, perda na economia do país, perda de rotas, está se fazendo presente as questões de gestão ambiental portuária que está tomando força nas discussões, como foi muito bem explorado no I Seminário de Gestão Ambiental Portuária em Paranaguá nos dias 8 até 11 de agosto deste, onde foram tratadas de questões de gestão ambiental portuária, movimentações e outros assuntos pertinentes a área. É de suma importância estas questões para o bom desenvolvimento das relações internacionais quanto a importação e exportação, da sustentabilidade de crescimento econômico intercalado com as questões ambientais e do próprio equilíbrio ambiental da região. Outra notícia muito positiva em relação ao Porto de Paranaguá é a implementação da montagem do centro ambiental – CEDA ( Centro de Excelência em Defesa Ambiental montado pela Administração do Porto de Paranaguá formado por técnicos da empresa Alpina Briggs em parceria com a Transpetro. O Time estará encarregado de montar barreiras contra vazamentos de óleos e derivados( jornal NewsLog virtual).Os Portos brasileiros projetam seu desenvolvimento com base na segurança e com objetivos de sustentação ambiental muito forte. Outro exemplo de gestão ambiental é o Porto de Suape – Complexo Industrial Suape que tem muito claro as questões de gerenciamento ambiental da fauna e flora local, gerenciamento de resíduos no complexo industrial. Isso traz a tona que é possível fazer gerenciamento destas questões ambientais e desenvolvimento econômico sustentável.
Estamos no caminho certo para a busca deste equílibrio e ainda há muito que fazer em relação às questões ambientais de modo geral, mas fica-se na certeza que os movimentos desta Logística Ambiental está sendo processado e distribuído globalmente.

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