13 de nov. de 2009

Wal-Mart e Pão de Açucar

Fonte: G1
O Wal-Mart, maior rede mundial de varejo, voltou a crescer no trimestre em que os Estados Unidos saíram da recessão. Em seu balanço trimestral, o grupo mostra que conseguiu reduzir estoques e controlar despesas, mas as previsões de lucro para o atual período podem ficar aquém das expectativas de Wall Street.
O lucro do terceiro trimestre até 31 de outubro subiu para US$ 3,23 bilhões, ou US$ 0,84 por ação, ante US$ 3,14 bilhões, ou US$ 0,80 por ação, um ano antes. A empresa havia previsto ganhos operacionais entre US$ 0,78 e US$ 0,82 por ação.
As vendas subiram 1,1%, para US$ 98,67 bilhões. As vendas em novas lojas nos Estados Unidos caíram 0,4%
O Pão de Açúcar anunciou nesta quinta-feira (12) lucro líquido consolidado duas vezes e meia maior que o obtido um ano antes, de R$ 171 milhões no terceiro trimestre, apoiado em aumento nas vendas e contenção de despesas.

Os números incluem dados da aquisição da rede de varejo de eletroeletrônicos Ponto Frio em julho. Sem considerar esse efeito, a maior rede de varejo do país teve um resultado positivo maior, de R$ 206,7 milhões.
O balanço também inclui pagamento pelo Itaú Unibanco de R$ 600 milhões relativo a renegociação no fim de agosto de contrato da Financeira Itaú CBD (FIC), informa o Pão de Açúcar no balanço.
As vendas líquidas sob o conceito "mesmas lojas", que incluem apenas as lojas com no mínimo 12 meses de operação e por isso excluem as operações do Ponto Frio, subiram 12,9%.


O faturamento sem incluir aquisição somou R$ 5,07 bilhões, ante R$ 4,40 bilhões no terceiro trimestre de 2008. Incluindo o Ponto Frio, a receita líquida foi de R4 6,15 bilhões nos três meses encerrados em setembro.
O faturamento líquido das lojas do Ponto Frio, que representou 18,5% das vendas totais do grupo, cresceu 15,8% no terceiro trimestre, para R$ 1,076 bilhão.
A empresa informou que no trimestre passado as despesas operacionais totais (que incluem despesas com vendas e gerais e administrativas) representaram 18,4% das vendas líquidas, mesmo patamar do segundo trimestre e abaixo dos 18,9% um ano antes, "demonstrando que as despesas da companhia continuam sob controle". Incluindo o Ponto Frio, essas despesas representaram 19,1% das vendas líquidas.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) totalizou 350 milhões de reais de julho a setembro incluindo a compra do Ponto Frio, queda ante os R$ 354,9 milhões em igual período de 2008. A margem Ebitda passou de 8,1 para 5,7 por cento, na mesma base de comparação.

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