Previna-se: Extravio de documentos
Fonte: Jorge Lordello
A substituição de foto, principalmente na Cédula de Identidade, faz com que estelionatários abram contas bancárias e solicitem cartões de credito e de banco em nome da vítima.
Mas como podemos evitar tantos transtornos? Algumas providências devem ser tomadas, no caso de extravio ou subtração de documentos pessoais. Ao constatar o sumiço da carteira a vitima deve registrar imediatamente boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima do ocorrido.
Imagem Google
Por outro lado, é de bom alvitre que as pessoas decorem ou tenham anotados em casa os números de todos os documentos pessoais (RG, CPF, CNH e Título de Eleitor) para a formalização da ocorrência policial. Após o registro do BO, o Delegado de Polícia Plantonista providenciará a comunicação do ocorrido ao IIRGD que "bloqueará" o uso da Cédula de Identidade subtraída ou perdida. Com o boletim de ocorrência em mãos, a vitima pode dirigir-se ao balcão de anúncios de jornais de grande circulação de sua cidade e publicar o fato ocorrido com o intuito de comunicar a praça.
Como medida cautelar, oriento ainda a vítima, recortar o anúncio publicado e guardar em local seguro em sua casa, pois servirá como prova, no caso de problemas futuros.
Por ultimo, deve ainda a vitima levar em sua carteira, xérox do boletim de ocorrência e providenciar em seguida a segunda via de todos os documentos extraviados.
O pensador Willian George Ward escreveu: "O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas".
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