Como montar um site de Compras Coletivas
Fonte Curso E-commerce
Atualmente muita gente nos procura saber como montar um site de compras coletivas impulsionados pela verdadeira febre que tomou conta da Internet brasileira. O entusiasmo é justificável, uma vez que o modelo de negócio é altamente interessante e lucrativo e já faz sucesso a muito tempo nos Estados Unidos. Os caminhos para a criação desses sites não são desconhecidos, mas as ferramentas acessórias para a criação de um site de compra coletiva as vezes são colocadas em segundo plano, comprometendo o desempenho do negócio.
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Um site de compra coletiva é muito mais que um sistemaSe você reparar bem, os sites de compras coletivas tem a mesma aparência básica. Existem dois motivos para isso. O primeiro é que em termos de design e usabilidade é essa a formatação que deu certo. O segundo é que os scripts – programas – que geram estes sites já estão prontos e a venda no mercado. Em nosso curso sobre criação de sites de compras coletivas, apresentamos diversas opções de plataformas. Com um investimento inicial de menos de R$5.000 pode-se adquirir um ótimo sistema para um site de compra coletiva. A bem da verdade, um site de compras coletivas pode ser montado até mesmo utilizando-se a plataforma WordPress com um plugin criado especificamente para isso. A questão técnica portanto, não é problema para criação de um site de compras coletivas. Com um treinamento relativamente curto, a equipe encarregada da gestão do site estará plenamente capacitada e apta a gerenciar o dia-a-dia do negócio.
A batalha do marketing digital dos sites de descontosO segundo ponto a ser abordado pelo empreendedor que deseja criar um site de compras coletivas é a questão da divulgação. O grande diferencial está nas ações de marketing digital que serão implementadas na divulgação das promoções oferecidas pelo site. O email marketing tem papel fundamental nesse tipo de negócio, já que é a forma mais imediata de comunicação com os compradores em potencial. Para conseguir a eficiência nesta área, o ideal é a contratação de um bom serviço de disparo e o treinamento de um colaborador para a administração da base de dados e composição do mailing de forma a não ser excluído ou bloqueado automaticamente pelos sistemas anti-spam dos provedores.
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A segunda ação tem como palco as redes sociais e o marketing nas mídias sociais. As mídias sociais tem a “cara” das compras coletivas. São ágeis e frequentadas por pessoas em busca de informações. Uma equipe bem treinada nesta área é fundamental, mesmo que você contrate uma agência para cuidar dessa parte. O monitoramento das ações nas mídias sociais é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões neste mercado. A web análise também desempenha um papel fundamental, já que é através dela que se pode identificar o padrão de comportamento do seu público alvo. As informações fornecidas por ferramentas como o Google Analytics podem ajudar na tomada de decisões como, por exemplo, a determinação de novos mercados a serem abordados.
A terceira ação tem como palco as ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing. O marketing de busca tem um papel importantíssimo no sucesso de um projeto nessa área e como as ações de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca exigem tempo para surtir efeito, o marketing deverá contar também com ações que envolvam links patrocinados.
ConclusãoSe você está pensando em montar um site de compras coletivas, tenha em mente que o marketing terá um fator fundamental neste empreendimento e por isso deve receber tanta atenção quanto a área de sistema. Email marketing, mídias sociais, links patrocinados e blogs farão parte do arsenal de ferramentas que você deverá utilizar para obter uma posição de destaque nesse mercado. Se você está começando a criar o seu site de compras coletivas, dá para cuidar dessa parte do negócio desde já e garantir o sucesso do projeto. Se você já tem um site de compra coletiva, verifique se as suas ações de marketing online estão de acordo com as exigências deste modelo de negócio.