Logística no e-commerce
Fonte: Alexandra Gaspar
A logística é uma questão chave para as lojas virtuais. É essencial ter um bom conhecimento do processo completo de logística e das soluções existentes para se atingir o sucesso nas vendas online.
e-Logística é um termo usado no comércio eletrônico. Ele pode ser definido como um componente essencial do e-commerce, compreendendo a totalidade da cadeia logística que pode ser composta de:
- Recepção e condicionamento de produtos;
- Estocagem;
- Picking (deslocamento de produtos para a preparação do pedido);
- Intervenção das transportadoras assumindo a entrega.
- Essas etapas devem ser inseridas em ferramentas de rastreamento dos pedidos, permitindo um melhor controle das diferentes operações, e dando aos clientes informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido.
- Alternativas de gerenciamento da logística
- Gerenciar sua própria logística x Delegar a atividade logística, utilizando plataformas logísticas externas.
e-Logística é um termo usado no comércio eletrônico. Ele pode ser definido como um componente essencial do e-commerce, compreendendo a totalidade da cadeia logística que pode ser composta de:
- Recepção e condicionamento de produtos;
- Estocagem;
- Picking (deslocamento de produtos para a preparação do pedido);
- Intervenção das transportadoras assumindo a entrega.
- Essas etapas devem ser inseridas em ferramentas de rastreamento dos pedidos, permitindo um melhor controle das diferentes operações, e dando aos clientes informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido.
- Alternativas de gerenciamento da logística
- Gerenciar sua própria logística x Delegar a atividade logística, utilizando plataformas logísticas externas.
No início de atividade de uma loja virtual o volume de pedidos é normalmente baixo e é possível se gerenciar internamente a logística. À medida que se torna mais popular, a loja virtual passa a entregar um volume cada vez maior de pedidos. Nesses casos, a delegação da atividade logística passa a ser uma opção interessante.
Terceirização da atividade logística implica em:
A logística poderá fazer a recepção, o controle e o estoque dos produtos, além de fazer o picking, empacotar e enviar os pedidos aos clientes.
Fazer uma melhor gestão do retorno dos pedidos. Cada produto devolvido pode ser reintegrado ao estoque ou então descartado caso esteja em más condições.
Propor aos clientes vários tipos de entrega (Expressa, econômica...). Empresas de logística possuem freqüentemente parcerias com transportadoras, conseguindo melhores preços para as lojas virtuais.
Atividade logística - fluxograma

Por que a logística é fundamental
O custo de um serviço de logística pode ser bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos cálculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentável. De qualquer maneira, ter uma boa e-logística – sendo ela interna ou com o auxílio de uma boa plataforma externa – é uma real vantagem concorrencial para fidelizar os clientes de sua loja virtual.