3 de jun. de 2009

A tecnologia das plataformas virtuais de educação ao alcance da Logística Empresarial

Autora: Dalva SantanaMestranda em Engenharia Ambiental
A Logística quebra paradigmas também na Educação Virtual. A educação é um serviço do qual vendemos uma informação e ainda continuamos com ela. Não há a entrega do produto e sim a informação.
As plataformas de educação a distância são uma realidade e não poderíamos ficar de fora desse avanço tecnológico. A Logística é um serviço fundamentado na tecnologia da informação e foi com esta afirmação que colocamos o ensino da Logística Empresarial num ambiente virtual. No desenvolvimento de uma plataforma virtual é considerada a logística das informações que serão disponibilizadas ao público-alvo sem falar na armazenagem de informações contidas na própria. É mais uma função logística na área de serviços e da educação.
A Logística como disciplina num ambiente virtual é uma construção de conhecimentos e informações sedimentadas na tecnologia da informação aliada à didática de como levar e construir este conhecimento direcionado ao mundo das empresas. De acordo com Rena M. Palloff e Keith Pratt (Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – estratégias eficientes para salas de aula on-line), o curso on-line fornece a estrutura organizacional que possibilita aos participantes a interação com o material didático e entre si. Pode-se verificar a interação dos processos educacionais: entrada de informações, processamento desta informação no ambiente virtual que poderá ser disposta através de fóruns de discussões, mails, chat de conversação e recados na sala virtual. A Logística está em todas estas operações da plataforma virtual desde a entrada das informações a distribuição das mesmas aos participantes. Pode-se dizer que a plataforma virtual é sistêmica.
Além de encontrarmos a função logística (uma equalização dos custos de entrada, estáticos, dinâmicos, ambientais, financeiros, obsolescência, oportunidade) no ambiente virtual verifica-se também a questão social de levar ao alcance dos alunos mais uma ferramenta como alternativa de ponto de equilíbrio às atividades do mesmo frente às dificuldades de deslocamento até a Universidade. Os custos que citamos acima na função Logística podem-se exemplificar da seguinte maneira: custos de entrada seriam os custos das informações, de pessoas no auto-atendimento na plataforma e todo o suporte tecnológico; os custos estáticos seriam de manutenção das informações armazenadas na plataforma nos equipamentos; os custos dinâmicos seriam da movimentação das informações on-line em tempo integral tanto no auto-atendimento quanto nos plantões de tutoria; os custos ambientais seriam reduzidos em função da economia de movimentos, da impressão de papéis, mais teríamos os custo energético; os custos de obsolescência seriam as perdas tecnológicas na plataforma: desde ao próprio sistema operacional da mesma até chegar nos equipamentos; os custos de oportunidades seriam a disponibilização do próprio site ao aluno, as manutenções das informações no site; os custos financeiros seriam todos os citados porque vão originar um custo financeiro . São inovações na educação e na própria Logística Empresarial amparadas pela tecnologia da informação. Inclusive neste ambiente virtual, na disciplina de Logística Empresarial, houve a aplicação da metodologia de trabalhos on-line em grupos no qual os participantes têm acesso às outras ferramentas disponibilizadas(chat, mails, biblioteca virtual, avisos e fóruns). A metodologia teve todo um planejamento logístico: suprir os grupos com informações disponibilizadas na biblioteca virtual, formação de grupos de trabalhos que iriam reportar-se ao líder e este se reportaria ao Tutor com o objetivo de facilitar a distribuição de informações e a comunicação virtual, distribuição de tarefas entre os participantes que deveriam entregar seus resultados armazenando no próprio fórum virtual as informações para discussões. Durante a execução da atividade os participantes deveriam: suprir, processar e distribuir as informações dentro do ambiente virtual e como a Logística retrata custo temporal e monetário foi estipulado um tempo curto para a execução da tarefa sob pena de perderem o desafio virtual. O fator tempo na execução da atividade foi o gargalo para os participantes, pois os mesmos encontraram no ambiente virtual o mesmo que acontece quando um pedido deixa de ser entregue: cancelamento do pedido ou perda do cliente; a expiração de prazos limites é uma realidade no ambiente virtual.
Mais uma vez, a Logística tendo uma função comprovada e sustentada pela tecnologia de uma plataforma virtual.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Todos Direitos Reservados

pro seu blog Creative Commons License
Logística Mundi por Chris Dantas Lima
| Copyright © Blog ativo Agosto/2008 - Todos os Direitos Reservados |

  ©

Back to TOP