3 de jun. de 2009

Tecnologia à serviço da Logística

Fonte: Dalva SantanaEsp. Estratégia Empresarial
Cada vez mais a tecnologia aparece como ferramenta fundamental a serviço da logística. Não é apenas um fato e sim uma constatação.
A Tecnologia vem sustentando e apoiando todos os setores de maneira vital e com a logística tornou-se indispensável se falarmos em produtividade e qualidade. Esta ferramenta está viabilizando processos industriais, comerciais e serviços. Se reportarmos a outros tempos veremos uma transição continua neste sentido. Caminhamos rápidos com mudanças velozes e sem previsões de como vai ser mas sabemos que não será mais como antes!
Recente pesquisa mostra que alguns setores terão um maior crescimento especialmente: o agronegócios, em função da demanda tecnológica investida em equipamentos : computadores de bordo, medição constante do tempo, através de serviços meteorológicos e profissionais especializados . São grandes os investimentos nesta área e principalmente em algumas regiões do país. Cada ano que passa o setor ganha mais força e sedimenta-se como o diferencial da balança comercial nas exportações.
A Tecnologia envolvida na logística está no armazenamento, na produção, na distribuição e nos serviços. Para exemplificarmos melhor basta olharmos o caminho logístico do produto desde a matéria prima até o consumidor. Quando retratamos isso há uma constatação de muita tecnologia envolvida não só a nível de processo produtivo mas também do nível de gerenciamento que envolve hoje este mesmo processo. O produtor rural abastece-se de toda a tecnologia para obter resultados melhores e mais precisos. A produtividade rural não é mais só quantidade, claro que é importante, mas outro pensamento vem tornando a qualidade como prioritária e isso em conseqüência do pensamento voltado às exportações.
O homem do campo está cada vez mais voltado ao mercado mundial . Isso traz mais tecnologia desde o software que irá utilizar para o gerenciamento do negócio até as máquinas mais modernas e pessoas qualificadas e ainda dos serviços do tempo.
O exemplo acima deixa claro uma mudança de pensamento e não se restringe apenas a um determinado setor . Há uma nova ordem mundial apontando novas necessidades, novos caminhos e é preciso caminhar com novos parâmetros de comportamento. E novamente aparece a tecnologia para reforçar esta nova ordem pois esta determina algumas variáveis que não podemos ignorar: novos setores, softwares diferenciados, comportamentos mais flexibilizados, mercados com múltiplas necessidades.
Para conseguirmos atender toda esta demanda prevista e ainda a demanda reprimida precisamos investir pesado em mais tecnologia, mais capacitação e na expansão dos canais de distribuição. As empresas terão que investir mais em tecnologia como automação comercial e industrial , hardware e software. Claro que, essa tecnologia é de um custo substancial dentro da organização, mas ao mesmo tempo, é inevitável, e é um pressuposto para alcançar os resultados de produtividade e lucratividade.
Na logística , a automação comercial, industrial, hardware e software já é uma realidade sem volta quando falamos em armazenamento( WMS, código de barras, leitoras e impressoras de código de barras, hardware compatível), distribuição ( administração da frota, roteirização, sistemas de informações geográficas, serviços de metereologia, hardware compatível(principalmente:o palmtop), GPS), produção ( Sistema de administração da produção, hardware compatível, automação industrial) e para ressaltar: as pessoas que fazem de qualquer processo uma atividade única.
É claro a evidência do mecanismo humano para todas estas operações na organização e sua fundamentação para resultados concretos. A Tecnologia cada vez mais necessita de qualificação. Na logística esta questão é bem relevante, pois carecemos ainda de qualificação em algumas áreas e em outras que ainda aparecerão em função de necessidades ainda reprimidas.
Há muito o que fazer na logística. Precisamos clarear mais a logística e usufruí-la não só como redução de custos mas, sim como uma solução integradora com outras partes da empresa e em paralelo com o mercado mundial.
Toda essa integração das partes dentro da organização é proporcionada pelo avanço da tecnologia não só para contribuir para a modernização, porém, para impulsionar a qualificação das pessoas exigindo mais e mais capacitação para as atividades e também o surgimento de outras áreas na logística que ainda não estão sendo implementadas na sua amplitude.
A logística é uma nova fronteira para as organizações das quais deverão saltar da eficiência para a super eficiência através da integração das atividades internas e externas e utilizando toda a tecnologia disponível para a obtenção da produtividade e lucratividade do negócio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Todos Direitos Reservados

pro seu blog Creative Commons License
Logística Mundi por Chris Dantas Lima
| Copyright © Blog ativo Agosto/2008 - Todos os Direitos Reservados |

  ©

Back to TOP